quarta-feira

Ferramenta de Participação Popular de Tarso começa com a saúde.

Governo do RS lança nova ferramenta de participação popular




O Governo do Estado lança, nesta quarta-feira (9), às 17h, no Memorial do Rio Grande do Sul, o Projeto Governador Pergunta, a primeira assembleia digital do Brasil. Trata-se de uma nova ferramenta de participação desenvolvida pelo Gabinete Digital do Executivo. O objetivo é promover o debate público sobre grandes temas e coletar, junto à população, subsídios para a construção de políticas públicas. 
A primera edição do Projeto tem como tema "atendimento e acesso à Saúde Pública". No lançamento, o governador Tarso Genro vai apresentar a ferramenta ao vivo por meio de videoconferência transmitida pela internet. Na primeira fase, os cidadãos poderão enviar dúvidas e perguntas pelo site do Gabinete Digital (www.gabinetedigital.rs.gov.br), que serão respondidas em tempo real. Também participam o secretário da Saúde do Estado, Ciro Simoni, e o chefe do gabinete do governador, Vinicíus Wu. 
Entre os temas prioritários do Estado, a Saúde tem destaque por ser aquele de maior interesse entre os gaúchos. O tema liderou a escolha de 26 dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e foi um dos preferidos na Votação de Prioridades para o Orçamento estadual de 2012. 
Nesta primeira edição do Governador Pergunta, a população será convidada a responder: "Como podemos melhorar o atendimento e o acesso à Saúde Publica?" O envio de propostas, a segunda fase do processo, pode ser feito dentro de cinco temas estratégicos para a Saúde: Cuidado Integral, Política de Medicamentos, Saúde da Família, Regionalização e Urgência e Emergência. 
A terceira fase é de sistematização das propostas e votação das mais importantes. As 50 propostas mais votadas (10 de cada tema) vão receber uma resposta do Governo e subsidiar a formulação de políticas públicas para a Saúde. Seus autores serão convidados para um evento presencial com o governador, também transmitido ao vivo pela internet. 
Todo o processo, incluindo mobilização da sociedade, recebimento, sistematização e priorização das propostas e resposta do Governo do Estado, deve durar em torno de 30 dias. 


 Fonte: Texto: Assessoria de Comunicação Social - SES/RS
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305



Nenhum comentário:

Postar um comentário