sábado

ENTREVISTA DO DEPUTADO VALDECI OLIVEIRA AO APARTE DO DIÁRIO DE SANTA MARIA


Em conversa com o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT, na foto), na manhã de sexta-feira, consegui apurar que o candidato preferencial dele para representar a sigla na disputa à prefeitura em 2012 é o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira. Veja a íntegra do bate-papo:

Aparte – Já que o senhor não será candidato, tem um nome de preferência?

Valdeci Oliveira – Eu tenho a preferência que é o PT. Que o PT seja o candidato a prefeito. Eu tinha, por uma questão lógica, de que o deputado Pimenta deveria ser o candidato. Não sendo o Pimenta, o Fabiano Pereira é o nosso candidato. Então, nós queremos, independentemente de qual for o nome, e acho que essa é a principal questão que está consolidada no PT, é a unidade partidária. Não haverá disputa no PT de Santa Maria. Seja qual for o nome, vai ser consenso. Essa é a minha avaliação. Vai ter consenso e vai ter apoio meu, do Pimenta, do Fabiano, de quem quer que seja.

Aparte – Para ter consenso, teria de ser o Fabiano? A corrente do deputado Pimenta já disse que só abre mão de indicar um nome, o da vereadora Helen Cabral, se o escolhido for o Fabiano. Se o Fabiano não aceita, não se cria um impasse?

Valdeci – Acho que não. Acho que tem uma compreensão política já construída e é legítimo que o PT Amplo tenha lançado o nome da vereadora Helen como pré-candidata. Mas temos consciência de que, se não for o Fabiano, que é o nome que estamos trabalhando, nós temos absoluta certeza de que a gente vai construir outro nome de consenso entre todas as correntes do PT.

Aparte – E se não for o Fabiano, teria um nome fora o da vereadora Helen?

Valdeci – Nós teremos nomes. Temos nomes que podem se apresentar e podem construir o melhor caminho para o partido.

Aparte – O senhor acha que é fácil vencer a eleição do prefeito Cezar Schirmer (PMDB)?

Valdeci – Não. Eleição nenhuma é fácil. Seja do Schirmer, de quem quer que seja. Se nós olharmos para trás e vermos quando eu fui candidato em 2000, do ponto de vista mais geral, não existia possibilidade nenhuma de eu ganhar a eleição. Eu parti de 3% de preferência, seis meses antes da eleição. Enquanto que outros candidatos estavam com mais de 50%. Quer dizer, nós ganhamos a eleição porque criamos um clima que facilitou, criou uma sensibilidade na cabeça das pessoas que nos deu as condições de ganhar. E acho que teremos, certamente, outros candidatos. A eleição em Santa Maria é disputada, difícil, mas, da mesma forma que foi em 2000 e 2004, nós acreditamos que temos condições de ter uma participação concreta. E por que não ganhar a eleição independentemente de quem for o candidato?

Aparte – Como o PT perdeu a prefeitura na última disputa, a próxima eleição será mais acirrada, já que pode representar a reconquista de um importante território para a sigla?

Valdeci – É importante dizer que nós perdemos para um conjunto de vários partidos que, pela primeira vez, na história política da cidade, unificaram-se, legitimamente, unificaram-se, logicamente, para ganhar a eleição nossa que já estávamos há oito anos. Porque se isso não tivesse acontecido, eu acho que nós estaríamos no terceiro mandato na prefeitura. Agora, quem está no poder, quem é governo, logicamente que tem alguns benefícios. Porque é governo, tem uma série de projetos da própria máquina pública que queria ou não, acaba criando relações muito estreitas com a sociedade. Então, na verdade, a disputa do ano que vem será acirrada e, na nossa concepção, o atual prefeito é o candidato mais forte.

Fonte: Diário de Santa Maria APARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário